Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema


No ano de 2015 o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro completou 25 anos de existência. Ao longo de duas décadas o Festival tem cumprido com sua proposta inicial de viabilizar a exibição de obras audiovisuais de curta metragem, que, dadas as características do mercado cinematográfico, são de difícil acesso ao grande público.

Nestes mais de 20 anos, o Festival tem exibido em sua programação uma seleção dos mais significativos filmes de curta metragem, entre produções nacionais e internacionais. Trata-se de um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina. Possui caráter competitivo e é o primeiro festival no Brasil a qualificar anualmente 1 curta nacional e 1 curta estrangeiro para pleitear uma indicação ao OSCAR ©, independente de seu gênero, reconhecimento alcançado em 2006.

Além da exibição de filmes, o Curta Cinema promove uma série de atividades paralelas como debates, workshops, oficinas, palestras e atividades escolares para jovens. Tais atividades possuem caráter educativo e informativo, com o objetivo de estimular a reflexão, o aprendizado e a produção de obras no formato curta metragem. Todas as sessões de filmes e atividades do evento são inteiramente gratuitas.