Três no Tri


Novo documentário de Eduardo Souza Lima, o Zé José, conta a história da foto esportiva mais publicada no mundo e de seu autor.

Documentário, HD, 15 minutos, Rio de Janeiro, 2013

 

E lá se vão 40 anos. Junho de 1970, Copa do Mundo do México. A seleção brasileira de futebol empatava com a Tchecoslováquia. Pelé marca o gol da virada. Corre em direção ao fotógrafo da revista Manchete Orlando Abrunhosa pulando, dando socos no ar. Atrás dele, Tostão e Jairzinho. Abrunhosa clica aquele momento sem parar, mal tem tempo de ajeitar o foco. Pensou: “Está tudo desfocado, não vai ficar bom”. Três no Tri, novo documentário de Eduardo Souza Lima, o Zé José, conta a história da foto esportiva mais publicada no mundo e de seu autor. Uma produção da Franco Filmes em parceria com a Hy Brazil 2001 Filmes. 

 

Eduardo Souza Lima, o Zé José, é jornalista, crítico de cinema e cineasta. Dirigiu seus dois primeiros curtas-metragens em VHS, Caçada Implacável e Capitão Eléctron Contra a Ameaça Venusiana” nos anos 1980, ainda nos tempos de faculdade. Ambos fizeram boa carreira no circuito carioca de vídeo da época. Seu primeiro longa-metragem, o documentário Rio de Jano (codirigido por Anna Azevedo e Renata Baldi) foi lançado em circuito comercial em 2004 pala RioFilme; o segundo, Travessias, foi feito sob encomenda da Fundação Roberto Marinho, e exibido no Cine PE de 2010.  Também dirigiu os curtas O Evangelho Segundo Seu João (2006), premiado em festivais como o Vitória Cine Vídeo e o Guarnicê de Cinema do Maranhão, e Pimentípoli (2009), exibido no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria de Feira, em Portugal.

 

Direção e roteiro - Eduardo Souza Lima

Argumento e pesquisa - Anna Azevedo

Produção - Ailton Franco Jr.

Produção executiva - Anna Azevedo

Direção de Produção - Daniela Santos

Fotografia e câmera - David Pacheco

Montagem - Eva Randolph

Som direto - Júlio Braga / Vampiro

Pesquisa de imagens - Bárbara Morais / Eduardo Souza Lima

Finalização de imagem, créditos e arte - MisterToon

Edição de som - Rodrigo Maia

Mixagem de som - Damião Lopes