A Homossexualidade na Mídia – O que mudou?


Um evento que conjuga debates, cinema e televisão com o objetivo de evidenciar e discutir as transformações sofridas pela figura do homossexual no imaginário popular e sua representação na mídia ao longo do século XX e início deste novo. O evento aconteceu no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, nos períodos de 8 a 20 e 15 a 20 de julho de 2008, respectivamente.

Foi uma idealização e produção da Franco Produções, com curadoria do produtor Ailton Franco Jr. e Paulo Roberto Jr., mestre em Filosofia Política e programador do Festival Curta Cinema.

Os debates foram direcionados para a reflexão a cerca das transformações das representações da figura homossexual pela sociedade. Estes debates foram uma parte importante do evento. Através deles tentou-se dar uma orientação teórica ao conteúdo das exibições. Nestas discussões foram envolvidas personalidades e intelectuais que, de alguma forma, pensaram ou contribuíram para a inserção da figura homossexual nos meios de comunicação.

A Mostra de Cinema & TV apresentou alguns filmes e séries consagradas, em que o personagem homossexual aparecia como um elemento importante da trama.

Com a conjugação destes elementos pretendíamos trazer ao público uma contribuição relevante para o desenvolvimento de um tema cada vez mais presente na mídia.