Rio Fan
Festival Fantástico do Rio
Festival de Cinema
Rio de Janeiro
2008 a 2013
O Riofan – Festival Fantástico do Rio foi um evento destinado à exibição e divulgação do Cinema fantástico e da cultura pop relacionada a ele. O filme fantástico é um gênero cinematográfico amplo e diversificado que abrange principalmente títulos de ação, terror, ficção científica e fantasia.
Realizado pela primeira vez em maio de 2008, o Riofan apresentou ao público carioca o melhor da produção mundial dedicada ao gênero, exibindo uma extensa programação. Em 2011, o Festival realizou com grande sucesso sua segunda edição, na qual obteve um impressionante retorno de mídia espontânea em veículos nacionais e estrangeiros. E, em 2012, de 9 a 12 de agosto, realizou sua terceira edição.
O Festival exibia principalmente filmes produzidos no mercado independente nacional e internacional, no formato de longa e curta metragem. Os filmes eram programados, em sua maioria, obedecendo ao critério do ineditismo em território brasileiro. Com isso apresentávamos ao público pré-estreias, assim como também sessões únicas de filmes que tiveram pouca chance de estrear no circuito nacional. O Festival possuía caráter competitivo, premiando os filmes mais bem-sucedidos segundo a avaliação do público e de um júri especializado.
Além da exibição de filmes, o Riofan também realizava atividades paralelas relacionadas ao tema, como oficinas, cursos e debates. E procurou também, sempre que possível, promover um contato maior entre público e realizadores, convidando estes últimos para apresentar as sessões de seus filmes.
O Riofan – Festival Fantástico do Rio foi uma realização da Associação Franco Cultural em parceria com a produtora Time Machine.
Ficha Técnica
Realização: Franco Produções
Direção: Ailton Franco Jr. e Fernando Tostes Veríssimo
Curadoria e programação: Paulo Roberto Jr. e Fernando Tostes Veríssimo